top of page

Games no cinema e na TV

  • ramonbetzler
  • 21 de dez. de 2020
  • 10 min de leitura

Lista extensa de adaptações indica aumento do interesse de Hollywood nesse mercado

ree

Há muito tempo, cinema e videogames vem se aproximando. Os jogos foram ficando cada vez mais cinematográficos, parecendo verdadeiros filmes interativos. Isso desperta questionamentos sobre onde começam e terminam os limites entre as duas artes. Confira a seguir alguns dos principais projetos adaptando videogames para o cinema e para a TV.


'Tomb Raider 2'
ree

Entre as personagens de videogame mais conhecidas está a jovem arqueóloga incrivelmente atlética e ferozmente independente Lara Croft. A personagem foi criada por Toby Gard em 1995 e desde então tem aparecido em vários videogames e histórias em quadrinhos que exigem que ela sobreviva em ambientes hostis e resolva quebra-cabeças misteriosos antes de descobrir os segredos de sua família.


Em 2001, Angelina Jolie interpretou Croft na adaptação cinematográfica de Simon West, estrelando ao lado de seu pai Jon Voight. Em seguida, Alicia Vikander assumiu o papel na versão de 2018 de Roar Uthaug - escrita por Geneva Robertson-Dworet que também escreveu Capitã Marvel. O filme que arrecadou mais de $ 270 milhões na bilheteria mundial.


A sequência está sendo escrita por Amy Jump, de Free Fire : O Tiroteio. O filme originalmente estava agendado para março de 2021, atualmente não há data de lançamento prevista.


Uncharted
ree

O jogo de aventura e tiro da Naughty Dog, Uncharted, criado por Amy Hennig, vem tentando uma versão para o cinema há muitos anos com vários possíveis diretores a bordo, incluindo Seth Gordon e Shawn Levy, que acabaram deixando o projeto para dirigir Free Guy: Assumindo o Controle. Dan Trachtenberg (Rua Cloverfield, 10) é quem comanda o atual projeto que terá a estrela de Homem-Aranha Tom Holland na linha de frente como Nathan Drake ao lado de Bryan Cranston e Mark Wahlberg. O roteiro de Joe Carnahan e Rafe Judkins se passaria antes dos eventos do videogame.


O filme estreia em julho de 2021.


The Division
ree

Recém-saído do sucesso de Deadpool 2, David Leitch está a bordo para dirigir uma adaptação para o cinema de The Division, da Ubisoft, substituindo Stephen Gaghan. Leitch é um ex-dublê que trabalhou com Brad Pitt em cinco filmes, incluindo Clube da Luta e Onze Homens e um Segredo.


Semelhante ao jogo, que se passa após uma pandemia de varíola, o filme se passa em um futuro próximo, quando um vírus pandêmico irrompeu na cidade de Nova York durante a Black Friday. A "Strategic Homeland Division" é implantada para restaurar a paz à sociedade enquanto cientistas do governo trabalham em uma cura.


Jessica Chastain e Jake Gyllenhaal protagonizam o filme. Atualmente ainda não há data de lançamento para o projeto.


Call of Duty
ree

O jogo de tiro em primeira pessoa Call of Duty estreou no início dos anos 2000 e de lá para cá sempre esteve nas nas coleções de videogames de jogadores que procuram uma experiência de ação intensa no cenário da Segunda Guerra Mundial, ou no futuro, ou no espaço, ou na Guerra Fria.


Em 2018, Black Ops 4 arrecadou mais de $ 500 milhões nos primeiros três dias de lançamento; no final do ano, atingiu a marca de US $ 1 bilhão, números que sugerem um público potencialmente ávido por uma versão cinematográfica.


O diretor de Sicario 2, Stefano Sollima, deve liderar a adaptação cinematográfica para a Activision Blizzard Studios ao lado do escritor Kieran Fitzgerald (Snowden), no entanto, os detalhes sobre o projeto permanecem em segredo.


Em uma entrevista de 2018 para a Polygon, Sollima disse que jogou vários jogos da franquia e também jogou com seus filhos. Ele também deu uma pista de sua abordagem sobre o material, chamando-o de "não um filme de guerra, mas um filme de soldado".


Atualmente o projeto ainda não tem data de lançamento.


Metal Gear Solid
ree

"Um tanque avançado é roubado por um grupo terrorista e um soldado de elite, Solid Snake, é enviado para recuperá-lo."


Essa é a sinopse fornecida para adaptação cinematográfica de Metal Gear Solid do diretor Jordan Vogt-Roberts (Os Reis do Verão, Kong: Ilha da Caveira), porém não há muitos outros detalhes sobre o projeto.


Em uma mesa-redonda com a IGN, Oscar Isaac foi questionado sobre qual adaptação de videogame ele gostaria de estrelar e mencionou a franquia. Vogt-Roberts respondeu tweetando: "A todos que me perguntam como me sinto sobre Oscar Isaac dizendo que quer ser Solid Snake. O processo completo necessário para escolher o protagonista ainda nem começou, mas ... A bola está nas mãos de Oscar."


Mais recentemente o ator foi confirmado no papel.


Metal Gear Solid de Hideo Kojima tem sido um dos jogos PlayStation mais populares desde a sua estreia em 1998 e é uma continuação da criação anterior do escritor e diretor, Metal Gear.


Com o cronograma de produção do filme impactado pela pandemia, ele não tem data de lançamento definida


Halo
ree

Pablo Schreiber (Orange Is the New Black) foi escalado como Spartan Master Chief na série de TV para o canal americano Showtime que adaptará a franquia de tiro em primeira pessoa do XBOX . Master Chief é um super soldado geneticamente aprimorado, vestido com uma armadura verde e um capacete nos jogos, e não está claro se Schreiber assumirá esse anonimato ou se mostrará o rosto no papel principal.


As informações sobre o elenco foram surgindo lentamente, com a única outra escolha definitiva sendo a atriz australiana Yerin Ha, que interpretará um novo personagem no universo de Halo. O enredo da série seguirá o enredo do jogo, que retrata um conflito do século 26 entre a humanidade e uma raça alienígena conhecida como Covenant.


Steven Kane (American Dad !, The Last Ship) e Kyle Killen (Awake) serão os responsáveis pela série, que deve começar a produção em Budapeste, Hungria, no 1º semestre de 2021. A série está programada para estrear no Showtime em 2021.


Ainda não há detalhes sobre a exibiçaõ da série no Brasil


'Skull and Bones'
ree

O fato particular sobre Skull and Bones é que o material original em que se baseia, um jogo de aventura com piratas da Ubisoft, ainda não foi lançado. No entanto, a Ubisoft já está avançando em seu esforços para desenvolver produções para o cinema e para TV, tendo se juntado à Atlas Entertainment para a adaptação da série de TV.


Descrita como um drama live-action, drama de piratas direcionado para um olhar feminino ambientado durante a era de ouro da pirataria, a série é escrita e produzida por Amanda Segel (Person of Interest, O Nevoeiro). Ainda não há data de lançamento.


"Skull & Bones será um jogo incrível e terá uma série de televisão atraente sobre a qual estamos muito entusiasmados aqui na Atlas", disse Andy Horowitz da Atlas Entertainment. "Desde o momento em que vimos o trailer em 2017, ficamos entusiasmados com seu potencial e esse tipo de ativo é exatamente o que procurávamos na televisão. Estamos muito ansiosos por esta parceria com a Ubisoft."


O jogo Skull and Bones estreia em março de 2021.


Monster Hunter
ree

No que começou como um único jogo criado por Kaname Fujioka, Monster Hunter rapidamente se expandiu para uma franquia onde caçadores são encarregados de lutar contra monstros épicos em ambientes extremamente hostis.


A versão cinematográfica desta aventura de ação em expansão é dirigida pelo diretor e escritor Paul W.S. Anderson, cujos créditos incluem Resident Evil e Resident Evil: Afterlife. Milla Jovovich lidera o elenco no papel de Artemis, líder de uma equipe militar da ONU encarregada de rastrear e matar monstros, com Ron Perlman, o rapper T.I. e Meagan Good completando o elenco. O astro mexicano Diego Boneta será um especialista em comunicação e membro da equipe de Artemis.


Monster Hunter tem lançamento previsto para 14 de janeiro de 2021 no Brasil.


The Last of Us
ree

Em novembro, o canal de TV a cabo deu sinal verde para a produção da série baseada no drama pós-apocalíptico de ação e aventura de Neil Druckmann, The Last of Us, da desenvolvedora Naughty Dog.


O show será escrito por Druckmann e Craig Mazin (Chernobyl). O jogo gira em torno de Joel (dublado pelo veterano ator Troy Baker), um sobrevivente do apocalipse, que contrabandeia Ellie, uma garota de 14 anos (interpretada por Ashley Johnson) para fora de uma zona de quarentena. Eles passam a depender um do outro para a sobrevivência e a amizade, embora grandes rachaduras em seu relacionamento também venham à tona.


Este ano, no The Game Awards, The Last of Us Parte II foi nomeado para o jogo do ano, entre várias outras categorias.


Nenhuma informação de elenco para a série foi anunciada até o momento.


Resident Evil
ree

A Netflix encomendou oito episódios de uma série baseada na franquia Resident Evil, lançada pela Capcom em 1996.


O criador de Supernatural Andrew Dabb, que lista Resident Evil como seu jogo favorito, supervisionará o show. "Estou incrivelmente animado para contar um novo capítulo nesta história incrível e trazer a primeira série de Resident Evil para os assinantes da Netflix ao redor do mundo", disse ele ao THR em agosto. "Para cada tipo de fã de Resident Evil, incluindo aqueles juntando-se a nós pela primeira vez, a série será completa com um monte de velhos amigos e algumas coisas (coisas loucas e sangrentas) que as pessoas nunca viram antes. "


O elenco inclui Kaya Scoledario como Claire Redfield, Hannah John-Kamen como Jill Valentine, Robbie Amell como Chris Redfield, Avan Jogia como Leon S. Kennedy, Neal McDonough como William Birkin e Tom Hopper como Albert Wesker.




A data prevista de estreia é 9 de setembro de 2021 na Netflix.


Splinter Cell
ree

A Netflix deu o sinal verde para uma série no estilo anime baseada na longa franquia Splinter Cell, com o roteirista de John Wick Derek Kolstad como produtor executivo junto com a desenvolvedora Ubisoft.


Splinter Cell centra-se no agente de operações secretas Sam Fisher, que trabalha para uma agência de segurança nacional conhecida como Third Echelon.


Prelúdio de 'The Witcher'
ree

A Netflix está indo além da adaptação estrelada por Henry Cavill de The Witcher com uma série prelúdio chamada Blood Origin, o serviço de streaming revelou em julho.


O show será ambientado em um mundo élfico 1.200 anos antes dos eventos de The Witcher e contará a história de origem do primeiro Witcher. Declan de Barra será o responsável pela série.


"Como um fã de fantasia de longa data, estou muito animado para contar a história The Witcher: Blood Origin", disse de Barra em um comunicado. "Uma pergunta está queimando em minha mente desde que li os livros The Witcher: como era o mundo dos Elfos antes da chegada cataclísmica dos humanos? Sempre fui fascinado pela ascensão e queda das civilizações, como a ciência, a descoberta e a cultura florescem um pouco antes dessa queda. Como vastas áreas de conhecimento são perdidas para sempre em tão pouco tempo, muitas vezes agravadas pela colonização e uma reescrita da história. Deixando apenas fragmentos da verdadeira história de uma civilização para trás. The Witcher: Blood Origin irá contará a história da civilização élfica antes de sua queda e, o mais importante, revela a história esquecida do primeiro bruxo. "


A série ainda está em pré-produção e não há data de lançamento definida. Jason Momoa vem sendo cogitado para o papel principal, mas ainda não há nada oficial.


'Disco Elysium'
ree

O RPG de fantasia urbana Disco Elysium, da desenvolvedora independente ZA / UM, está sendo adaptado para a televisão pela produtora DJ2 Entertainment.


Inspirado no romance 'Sacred and Terrible Air' de Robert Kurvitz, Disco Elysium é centrado em um detetive com um passado misterioso que tem a tarefa de solucionar um crime que ameaça deflagrar uma guerra civil.


O jogo foi lançado em 2019 e ganhou os prêmios de melhor narrativa, melhor jogo independente, melhor RPG e mais no Game Awards daquele ano.


"Estamos muito gratos com a resposta que Disco Elysium recebeu e muito felizes por estarmos trabalhando com DJ2 para expandir a franquia para outras mídias e novos públicos", disse a roteirista principal Helen Hindpere, em um comunicado.


Final Fantasy
ree

A longa franquia de RPG Final Fantasy está chegando às telinhas, com a Sony Pictures Television e a Square Enix produzindo uma série live-action.


Muitos detalhes permanecem em segredo, mas a série oferecerá uma história original ambientada no mundo de Eorzea, que foi introduzida pela primeira vez em Final Fantasy XIV e inclui personagens e elementos da franquia, que abrange 32 anos e 15 títulos na série principal.


O enredo explorará "a luta entre magia e tecnologia em uma busca para trazer paz a uma terra em conflito."


Fallout
ree

Dos criadores de Westworld Lisa Joy e Jonah Nolan, uma adaptação da franquia de RPG pós-apocalíptica Fallout está em desenvolvimento na Amazon.


O primeiro jogo estreou em 1997 e foi sucedido de uma guerra nuclear mundial em um futuro alternativo imaginado pelos americanos na década de 1940.


"Fallout é uma das maiores séries de jogos de todos os tempos", disseram Joy e Nolan em um comunicado conjunto na época em que o projeto foi revelado. "Cada capítulo desta história incrivelmente imaginativa nos custou inúmeras horas que poderíamos ter passado com a família e amigos. Por isso, estamos incrivelmente entusiasmados com a parceria de Todd Howard e o resto dos lunáticos brilhantes da Bethesda para dar vida a este enorme, subversivo universo sombrio e engraçado com o Amazon Studios.


Cyberpunk 2077
ree

Já existe uma série de anime em andamento na Netflix.


O programa de 10 episódios, intitulado Cyberpunk: Edgerunners, vem do estúdio de anime Trigger e da desenvolvedora CD Projekt Red. A história seguirá um garoto de rua que tenta sobreviver em uma cidade obcecada por tecnologia tornando-se um mercenário - chamado de edgerunner.


Hiroyuki Imaishi dirigirá a série, que está programada para estrear na plataforma de streaming em 2022.


Just Cause
ree

O diretor de Stuber: A Corrida Maluca, Michael Dowse, está comandando a adaptação da franquia de jogos de ação e aventura Just Cause.


Lançado inicialmente em 2006, os jogos de mundo aberto seguem o agente secreto Rico Rodriguez em uma missão de corrida contra o tempo para deter um grupo mercenário letal. Existem poucos detalhes sobre o enredo da adaptação até agora, embora ela incluirá o conhecido gancho e wingsuit do personagem.


Mortal Kombat
ree

Sendo a terceira adaptação dos jogos de luta, esta versão de Mortal Kombat apresenta a estrela de Supergirl Mehcad Brooks e o ator Tadanobu Asano de Thor: Ragnarok e é dirigida pelo veterano diretor de comerciais Simon McQuoid.


Os jogos foram introduzidos pela primeira vez em 1992 e venderam mais de 49 milhões de cópias, geraram dezenas de expansões, tornando-se uma das franquias de videogame mais lucrativas de todos os tempos.


Anteriormente, os jogos foram adaptados para o cinema em 1995 e 1997, pelos diretores Paul W.S. Anderson e John R. Leonetti. Esta versão, simplesmente intitulada Mortal Kombat, está agendada para lançamento será lançada nos cinemas brasileiros em abril de 2021. Nos EUA, o filme estreará simultaneamente no serviço de streaming HBO Max.


Minecraft
ree

O popular jogo de construção de mundos Minecraft está recebendo uma adaptação para o cinema por Peter Sollett (Freeheld) - que substituiu o ator Rob McElhenney de It's Always Sunny in Philadelfia - e do produtor de filmes da Lego Roy Lee.


Sua sinopse é descrita como, "O malévolo Dragão Ender parte em um caminho de destruição, levando uma jovem e seu grupo de aventureiros improváveis a sair para salvar o 'Overworld'."


Os detalhes permanecem em segredo, embora o filme esteja programado para ser lançado em março de 2022.


Acompanhe a UNIVERCINE para ficar por dentro de tudo sobre a indústria do cinema.

Comentários


bottom of page