top of page

Mulan (2020)

  • ramonbetzler
  • 22 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de nov. de 2020

Um filme com qualidades, mas que não lida bem com a responsabilidade de adaptar a famosa história de Mulan


ree
© Disney

'Mulan' (2020) foi o primeiro live-action inspirado em uma das animações clássicas da Disney a ir numa direção diferente e não adaptar o original ao pé da letra. Portanto, a expectativa deveria ser de assistir a apenas mais uma versão da Disney para a lenda chinesa, porém o filme não é exatamente algo novo.


Esteticamente, o filme vai muito bem, com muitas cores representando precisamente o tema de cada uma das cenas. Esse recurso foi muito bem utilizado no sentido de lidar com as limitações impostas pela classificação indicativa num filme de guerra, mas que tem as crianças como um dos públicos alvo. Sendo assim, é possível dizer que o figurino e a direção de arte são pontos altos do filme.


O elenco, no geral, vai bem com destaque para Liu Yfei (Mulan) e Tzi Ma (Hua Zhou, pai de Mulan) que conseguem passar bem a essência temática do filme com performances convincentes.


Assista ao trailer:



No que diz respeito ao roteiro, as novas adições à história e os novos personagens contribuem muito para o desenvolvimento dos temas centrais do filme. Entretanto, o que seria um diferencial em uma adaptação literal da animação, nessa versão fica como esboços de um potencial maior que acabou não sendo realizado.


A partir da decisão de que o filme não seria um musical e, portanto, não incluiria nenhuma música da animação original, o roteiro deveria partir para algo mais original e não apenas transferir os pontos da trama do original um por um. O filme apresenta uma China mais realista que a animação, na qual alguns personagens, por motivo de coerência, acabam sofrendo mudanças em relação àqueles de Mulan (1998). Dessa forma, a trama é exatamente a mesma do original, mas com personagens à vezes menos divertidos, carismáticos ou com personalidades diferentes dos respectivos correspondentes animados, frustrando, assim, as expectativas de quem assiste. O longa dá algumas vezes a impressão de não saber se é uma adaptação literal da animação ou uma nova releitura.


O filme tem mais algumas imperfeições como um vilão que não chega a ser realmente ameaçador e um início exageradamente acelerado que prejudica um pouco a experiência para aqueles apresentados à história pela 1ª vez. Todavia, o filme consegue, mesmo assim, mostrar uma história inspiradora sobre honra através do olhar feminino e apresentar o personagem Mulan de forma bonita e emocionante para novas gerações.

ree




FICHA TÉCNICA

Dirigido por Niki Caro


Escrito por Rick Jaffa e Amanda Silver


Elenco: Liu Yifei (Mulan), Donnie Yen (Comandante Tung) Gong Li (Xian Lang), Jet Li (O Emperador), Jason Scott Lee (Bori Khan), Yoson An (Cheng Honghui) Tzi Ma (Hua Zhou)

Comentários


bottom of page