top of page

Alien: o 8º passageiro

  • ramonbetzler
  • 7 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de out. de 2020

O primeiro filme da franquia 'Alien' acompanha a nave comercial Nostromo, num futuro em que a humanidade já ganhou o espaço além do sistema solar. No caminho de volta para a Terra, um sinal desconhecido os leva até uma Lua até então inexplorada, evento que desencadeia os principais acontecimentos do filme.


ree

Tudo nesse filme é extremamente convincente para a época, alguns elementos do filme perduram até hoje como assustadores e críveis. As personagens principais Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e Ash (Ian Holm) são muito bem escritos e interpretados, dando valor para a história no sentido do espectador se importar com o que acontece a eles. Os outros personagens não têm o mesmo carisma, mas são verossímeis no que diz respeito ao contexto vivido na história.


“No espaço ninguém pode ouvir seu grito”


A nave Nostromo, com forte inspiração visual em “2001: uma Odisseia no Espaço” (1968) e Planeta dos Macacos (1968), é muito bem construída e repleta de detalhes que dão ainda mais realismo para o filme. O roteiro conduz bem a história, deixando o espectador sempre apreensivo sobre o que estar por vir. Combinado ao ótimo roteiro, está uma impressionante trilha sonora de Jerry Goldsmith que combina momentos de silêncio com tons que ajudam a construir toda a atmosfera de suspense necessária para o longa funcionar. A fotografia traz veracidade para os elementos exibidos na tela, além de maximizar o impacto das criações de H.R. Giger.


'Alien: o 8º passageiro' é capaz de, ao mesmo tempo, ser um ótimo filme de ficção científica e um ótimo filme de terror. Provavelmente, jamais será superado no que diz respeito a combinar essas duas características em um filme só e é um filme imperdível para quem tem interesse pelos dois gêneros.

ree


5 / 5



Comentários


bottom of page