top of page

Han Solo: Uma História Star Wars

  • ramonbetzler
  • 26 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Sem correr muitos riscos, 'Han Solo' entrega o que se normalmente espera de um 'Star Wars': bom entretenimento e personagens empáticos. Para analisar este filme sem cometer injustiças, primeiro é preciso ao menos tentar se afastar um pouco do Han Solo que foi visto até hoje no cinema e abordar esta nova história como o marco zero do personagem.


ree

Com uma história de origem simples e direta, o longa joga o público diretamente na ação, sem grandes introduções. Han Solo aqui é um jovem cheio de sonhos de improvável realização, realmente não é a mesma pessoa que foi vista nos filmes anteriores e é exatamente assim que ele deveria ser retratado, como alguém que ainda não é a versão clássica do personagem, mas um dia será. Sendo assim, Alden Ehrenreich faz um bom trabalho ao não tentar imitar Harrison Ford o tempo inteiro, rendendo naturalidade para sua interpretação.


No que condiz ao roteiro, o filme não tem grandes surpresas ou problematizações mais profundas dos personagens, porém, adiciona pontos que deixam momentos posteriores da cronologia de Star Wars mais interessantes. Apesar do filme ter bons momentos de originalidade principalmente no início, acaba deslizando em algumas cenas nas quais se preocupa mais em referenciar momentos clássicos a trazer algo realmente novo. Todavia, essa questão não chega a ser um grande problema já que é pouco perceptível para os menos versados em Star Wars. A história, apesar dos altos e baixos, é muito competente no sentido de apresentar elementos novos para o grande público, sem deixar de fazer uma ponte entre a trilogia original e os prelúdios.


Os efeitos especiais são possivelmente os melhores da franquia, contribuindo consideravelmente para a qualidade das ótimas cenas de ação. A fotografia e a direção de arte oferecem a visão dos lugares mais sujos possíveis da galáxia, tanto em termos objetivos quanto abstratos, estabelecendo assim estética bem semelhante àquela vista em 'Rogue One' (2016). A trilha sonora de John Powell, feita com a supervisão de John Williams, consegue passar o clima de um verdadeiro 'Star Wars'.


'Han Solo: Uma História Star Wars' expande e aprofunda o universo cinematográfico de Star Wars como nunca e no fim das contas esse é o maior mérito do filme. Mesmo não sendo muito ousado em termos de narrativa, graças a uma boa quantidade de decisões acertadas, o personagem agora é mais concreto, passa a existir independentemente do ator que o interpreta.


ree


3,5 / 5

Comentários


bottom of page