top of page

O Som do Silêncio

  • ramonbetzler
  • 17 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

O Som do Silêncio é um filme tocante sobre um tema pouco explorado nas artes em geral: a deficiência auditiva. Ao tratar desse tema delicado de maneira bem sensível e profunda, o filme consegue mostrar algo novo.


Além de um roteiro interessante, aspectos mais técnicos como edição e mixagem de som são realmente essenciais para alcançar o resultado final de intensa imersão em mundo completamente desconhecido para a maioria. Nesse mesmo sentido, está a atuação de Riz Ahmed que é muito convincente nos momentos dramáticos, mas principalmente na réplica dos impactos da lacuna sensorial auditiva no comportamento social e nos hábitos do dia a dia. Outro membro do elenco que contribui muito para o filme é Paul Raci com uma atuação complexa e também extremamente convincente.


ree

Toda a caracterização dos personagens e a participação constante de pessoas com deficiência auditiva na vida real são tão importantes quanto a direção e a edição de som para tornar a jornada de descobrimento da história cativante e esclarecedora sobre as singularidades da vida com pouca ou nenhuma audição.


Durante o filme, é possível sentir perfeitamente a trajetória de reabilitação do protagonista, mas ao mesmo tempo o roteiro e a direção não fogem das situações complexas e tristes trazidas pela condição específica do personagem principal.


Com um roteiro bastante criativo e original, além de ótimas atuações, O Som do Silêncio causa reflexão profunda, educa sobre a fragilidade da natureza humana e mergulha nas ininteligíveis diferenças entre paixão, amor e empatia.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page