Prometheus
- ramonbetzler
- 7 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2020
Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) são um casal de arqueólogos que, após encontrarem o mesmo desenho em vestígios antigos de diversas culturas e épocas diferentes, passam a acreditar que possuem um mapa para os extraterrestres que teriam criado os seres humanos, os Engenheiros. No ano de 2093, financiados pelas Corporação Weyland, eles partem na nave Prometheus com destino à constelação onde pensam estar LV-223, a lua com as respostas para a origem da vida.

Prometheus (2012) é o segundo melhor filme da franquia, atrás apenas da obra prima de 1979. O retorno de Ridley Scott no primeiro prelúdio da franquia expande a mitologia do Universo Alien de maneira formidável, tudo é muito preciso e fiel ao original. A reconstrução de cenários e a fotografia dão ao filme a impressão perfeita de estamos vendo o mesmo universo do antigo filme pioneiro. Além disso, o mais impressionante é que, através de referências sutis, ele consegue fazer sentido também com o material mostrado nas sequências de Alien (1979). Mais impressionante ainda, é o fato de que tudo isso é feito sem torna-lo em filme retrô, os efeitos visuais e o ritmo são modernos, assim como a boa trilha sonora.
Mas nem tudo é perfeito em Prometheus. A protagonista Elizabeth Shaw tem pouco carisma e o roteiro tem alguns momentos de lentidão desnecessários. Além disso, a grande quantidade de “plot twists” e atitudes irracionais de alguns personagens podem incomodar. O grande personagem de destaque acaba sendo David (Michael Fassbender), androide que acompanha a tripulação da nave. A profundidade e as reflexões causadas pelo personagem dentro do contexto do roteiro chegam a ser impressionantes.
Prometheus é indispensável para quem quer se aprofundar nos detalhes desse universo assim como para aqueles que tem interesse em Alien: Covenant, próximo capítulo da franquia. Suas imperfeições, são esmagadas pela criatividade para expandir o universo Alien e pelo ótimo aproveitamento do material visual criado por H.R. Giger em 1979.

4 / 5










Comentários