top of page

Star Wars: Os Últimos Jedi

  • ramonbetzler
  • 14 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de out. de 2020

Mais um episódio da saga Star Wars chega aos cinemas com a responsabilidade de dar um novo fôlego à franquia e aprofundar o desenvolvimento dos personagens introduzidos em 'O Despertar da Força'. Diferente de seu anterior, o novo filme não segue o modelo seguro de emular os roteiros da trilogia original e traz algo realmente novo.


ree

Apesar de ter um fundo absolutamente comercial, atrelado à atual estratégia de mercado da Disney, o filme não é apenas entretenimento, passeando de forma sutil pelos principais temas da série, mas ao mesmo tempo sem medo de ousar ser diferente. Produto de seu tempo, o filme tem um roteiro frenético com várias reviravoltas e subtramas que na maior parte do longa funcionam bem. Porém, independentemente da pluralidade de eventos apresentados, o centro narrativo do filme promove a sensação de estar assistindo à adaptação de um livro ou de uma história em quadrinhos de Star Wars.


O roteiro desenvolve uma história com temas basilares da franquia, tais como sabedoria, esperança, coragem, medo, escolhas, comprometimento, traição, respeito, fracasso, solidão, merecimento, privilégio, destino, paz, guerra, respeito, vida, morte, etc. Todavia, a busca pelo equilíbrio está sempre nas entrelinhas, sendo o principal mote da história. A maioria dos pontos supracitados perpassam por Rey, que neste filme mostra realmente ser uma escolha acertada e a materialização desse equilíbrio ou da busca por ele. Sem ignorar questões da realidade atual, a história é perfeccionista no que diz respeito aos detalhes e vai até o núcleo da saga, exaltando-o.


No que concerne aos aspectos técnicos do filme, o destaque vai para os efeitos especiais e visuais que beiram a perfeição. Em contrapartida, a trilha sonora decepciona um pouco, já que não adiciona nenhuma música que consiga ser memorável para a franquia de forma individual.


Não obstante suas imperfeições, 'Os Últimos Jedi' é uma tentativa bem-sucedida de emancipação em relação à trilogia original e também em relação a George Lucas, criador da franquia. O filme consegue satisfazer necessidades comerciais dos blockbusters atuais, sem deixar de se aprofundar satisfatoriamente nos pilares de 'Star Wars' ao mesmo tempo em que traz de volta a sensação de descobrir uma nova história, honesta e cativante.

ree




4 / 5

Comentários


bottom of page